terça-feira, 3 de janeiro de 2012

60% dos brasileiros chegam à maturidade sem poupar


É típico dos brasileiros não pensar muito no amanhã e deixar acontecer. Só que, com a melhora na qualidade de vida das pessoas, e o consequente ganho de anos a mais de vida, ter reservas para o futuro tornou-se indispensável. Afinal, para manter o padrão atual de vida, é preciso ter reservas financeiras e não contar somente com a Previdência Social.



Pesquisa do HSBC aponta que cerca de 60% dos brasileiros na faixa dos 60 anos de idade não têm poupança para a aposentadoria. Quando se trata de investimentos, mais de 15% dos entrevistados classificaram as aplicações em ações como algo arriscado, por outro lado, 21% viram a ausência de poupança privada como algo igualmente arriscado. Isso mostra que a maioria das pessoas compreende que não se preparar para a chegada de uma idade mais avançada também é uma ameaça às metas da aposentadoria.
Na avaliação de Gustavo Lendimuth, superintendente-executivo da HSBC Seguros, isso acontece meramente por uma questão cultural. "O seguro de automóvel, por exemplo, é algo que quase todo mundo que possui um veículo tem. Muitos até escolhem o modelo do carro pelo preço do seguro. Isso acontece porque muita gente já teve prejuízo por não ter o seguro, então a preocupação é maior."



Quanto ao fato de não se atentar sobre como sobreviver no futuro, Lendimuth diz que isso se deve ao fato de os pais serem muito ajudados pelos filhos. "Sempre tem alguém da família que ajuda e, muitas vezes, os pais vão morar com os filhos quando ficam idosos." (Forluz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário