Autor do estudo Enriquecer antes de envelhecer: redução da fertilidade e crescimento econômico no Brasil, o economista Jorge Saba Arbache Filho sustenta que o envelhecimento da população está levando o País a uma situação-limite. Ele defende estratégias para reverter a situação, o que inclui proposta de subsídio a famílias para que tenham mais filhos.
A Pnad 2009 mostra que houve ligeiro aumento na taxa de fecundidade. Esse dado tem algum impacto sobre o envelhecimento da população?
Não. O que é importante nesse caso é a tendência - e a tendência é muito clara (de queda da fecundidade).
Leia Mais...Qual a consequência de uma população envelhecida com taxa de fecundidade baixa?
Não tem achismo. Basta que a gente olhe para o que aconteceu com os países desenvolvidos. O que se tem é aumento dos custos da previdência, do financiamento da saúde pública. O que distingue o Brasil desses países é que estamos entrando num processo de rápido amadurecimento da população antes de o País ficar rico. É como ir para uma guerra sem ter os instrumentos para enfrentá-la.
O que é preciso para reverter essa situação?
O trabalho aponta sugestões bastante óbvias, que vão desde mudanças na legislação trabalhista, para encorajar mulheres a terem mais filhos. E o subsídio, que é uma coisa impensável no Brasil, mas um assunto que nós temos de tratar seriamente: subsidiar as famílias para que elas considerem ter mais filhos. (Clarissa Thomé - O Estado de S.Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário