A ANFIP acompanhou na manhã de ontem, na Câmara dos Deputados, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado, que é comemorado em 24 de janeiro. A data instituída pela Lei 6.926/81 coincide com Dia da Previdência Social. A homenagem foi requerida pelos deputados Cleber Verde (PRB-MA) e Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), que compuseram a Mesa, juntamente com o deputado Mauro Benevides (PMDB/CE); o senador Paulo Paim (PT/RS); o presidente do Mosap, Edson Guilherme Haubert; o presidente da Cobap, Warley Martins Gonçalles, e dirigentes de entidades de aposentados e pensionistas.
Leia Mais...O deputado Cleber Verde destacou os projetos que tramitam na Casa na tentativa de resgatar os direitos dos aposentados, retirados por sucessivos governos. Um desses projetos é o que extingue o fator previdenciário e outro é o que acaba com a cobrança da contribuição previdenciária sobre as aposentadorias. Verde contestou a existência do déficit previdenciário. O parlamentar destacou o pagamento da dívida pública, que é cinco vezes maior “que o déficit que o governo diz ter a previdência”.
O deputado Arnaldo Faria de Sá também falou da proposta de fim do fator previdenciário e do projeto que prevê a recuperação das perdas das aposentadorias. O deputado destacou que é importante lembrar que, dos 27 milhões de beneficiários, 12 milhões recebem benefícios assistenciais, que, para ele, deveriam ser pagos pelo Tesouro Nacional e não pela Previdência Social. Já o deputado Mauro Benevides defendeu uma remuneração justa para os trabalhadores e afirmou que é preciso uma reforma realista, criteriosa e feita de forma participativa.
O senador Paulo Paim pediu para os deputados votarem os projetos que envolvem o resgate dos direitos dos aposentados. Paim é um dos parlamentares que mais defende o fim do fator previdenciário e luta pela aprovação de projetos que garantem melhor qualidade de vida aos aposentados.
A ANFIP apoia e considera justa a homenagem. A entidade, ao longo de sua história, tem atuado na defesa dos aposentados, buscando pelas vias legais as correções das injustiças impostas pelos sucessivos governos. Uma delas é o intenso trabalho pela aplicação do mesmo índice de reajuste do salário mínimo para aposentadorias e pensões, além das lutas pelo fim da cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos da aposentadoria e pelo fim do fator previdenciário. No dia 24 de janeiro, a entidade publicou uma homenagem aos aposentados. (Anfip)
Nenhum comentário:
Postar um comentário