O documento abaixo resume em linhas gerais o que foi o 30º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que encerramos com amplo sucesso na última sexta-feira:
“Momentos Difíceis, Competências Maiores.
Os momentos foram menos difíceis que os esperados. As competências foram mais desafiadas para se tornarem maiores. Missão cumprida! Portanto, o Congresso foi exitoso.
Foi um Congresso de Educação Previdenciária, de Educação Financeira, de Educação Gerencial. Um Congresso de transferências de conhecimentos, de identificação e integração de profissionais, de trocas constantes de cartões para a consolidação sempre da grande rede informal de relacionamento, a cada ano ampliada.
Leia Mais...O 30º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão teve alguns perceptíveis pontos que sugerem destaque:
- Uma rica presença de congressistas de primeira participação.
- Uma oferta de eventos técnicos, que correram em paralelo à programação básica, com participação expressiva de público em todos eles, numa interessante repartição na procura por temas disponibilizados.
- Uma Cerimônia de Abertura, que serviu de medida do nosso processo evolutivo, junto aos poderes governantes. Ouvimos, claramente, o que sempre procurávamos transmitir, desde há muitos anos. Estamos sendo ouvidos!
- O Sistema fica mais forte, institucional e politicamente, gradativamente.
- A parceria, sempre mais fortalecida, com a Secretária de Previdência Complementar, gerando processos evolutivos através do debate e da negociação.
Discutiu-se a Previdência Social, a gestão de pessoas, os investimentos em cenários de juros baixos e as respectivas estratégias, a certificação ou capacitação de dirigentes, a importância do Poder Judiciário na vida dos Fundos de Pensão, a comunicação, os relacionamentos e a imagem da previdência privada complementar, o regime repressivo e sua avaliação, a governança corporativa do segmento, os gerenciamentos de riscos inerentes, as medições de desempenhos, as oportunidades e os desafios da sustentabilidade a ser exercida pelos Fundos.
A captação e a análise dos assuntos e dos cenários envoltórios deste Congresso fornecerão à Abrapp, ao Sindapp e ao ICSS subsídios para ajustes em seus respectivos programas de trabalho e em seus programas de treinamento.
Certamente não ficarão fora destes programas, dentre outros, vários temas:
- a gestão do assunto certificação, consequência natural da demandada qualificação, e que ainda causa alguma estranheza, face ao nível ainda grande de indefinições. A gestão corporativa do Sistema estará considerando e advogando, na regulamentação da matéria, as características das fundações e de seus profissionais;
- o aprimoramento da divulgação do Sistema, seus conceitos e suas teses, junto a públicos diferenciados e influentes na vida dos Fundos de Pensão. Especialmente, e em continuidade, os encontros com o Judiciário, nas principais capitais e instâncias;
- a valorização, junto às associadas, dos relacionamentos com patrocinadoras e participantes, da comunicação com os principais envolvidos, procurando estabelecer um processo de medição e premiação das exitosas iniciativas;
- a indução e o acompanhamento de revisão ou modernizações, nas legislações atinentes, para que o suporte legal ancore, com competência e presteza, as dinâmicas demandas naturalmente exigidas do Sistema;
- o fomento pela flexibilidade de alternativas para os investimentos, na procura constante pela garantia de satisfatória rentabilidade, em mercado de juros baixos;
a modernização constante dos treinamentos promovidos ou apoiados pelo Sistema, especialmente o evento congressual anual, visando a manutenção da integração e a participação maior do público assistente, recomendando mesmo uma pré-preparação dos congressistas, em suas fundações.
O sucesso de mais este Congresso na calorosa (calor humano) Curitiba deve-se, com certeza, a todos que dele participaram com interesse e eficácia, aos patrocinadores e à equipe de gestão do próprio evento.
A Abrapp, o Sindapp e o ICSS a eles agradecem”. (Diário dos Fundos de Pensão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário