A diretora de Seguridade da FAPERS, Luísa Helena Schwantz de Siqueira teve de ser readmitida na patrocinadora, a EMATER/ASCAR (RS), por força de sentença judicial. A Justiça do Rio Grande do Sul manda, desta maneira, que permaneça no emprego a diretora eleita com 82% dos votos dos participantes da Fundação e que havia sido demitida da patrocinadora como retaliação por defender os direitos dos participantes junto à patrocinadora. Luísa foi eleita em junho de 2008, com mandato até 2011.
Em fevereiro deste ano a Anapar já havia protestado junto à patrocinadora e solicitou a interferência da Secretaria da Previdência Complementar para corrigir o ato de força praticado pela EMATER. Os dirigentes da Anapar do Rio Grande do Sul organizaram protestos, levaram o assunto a parlamentares e se mobilizaram para defender o mandato da diretora que foi responsável por apontar a necessidade de aporte da empresa quando houve saldamento do plano de previdência.
A demissão da dirigente procurava romper seus laços de representatividade com os trabalhadores. A vitória é importante para todo o sistema de previdência complementar, pois garante na prática a estabilidade no emprego durante o mandato, um ponto que precisa ser aprimorado na legislação.
A EMATER/ASCAR é uma empresa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, cuja governadora está envolvida em gravíssimas denúncias de corrupção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário